As voltas que a vida dá


                                          Alunos participam do projeto "Trânsito Responsa"




Desde o ano passado, as escolas da rede pública estadual contam com uma disciplina a mais no currículo: educação no trânsito. E não só os alunos, mas também os professores participam das aulas como ouvintes. É que, em setembro de 2009, o Detran-RJ lançou o programa Trânsito na Escola, com o objetivo de promover a conscientização de jovens e formar multiplicadores dos direitos e deveres de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), três projetos fazem parte dessa iniciativa: o “No Sentido da Inclusão”, direcionado à capacitação de professores da Educação Infantil; o “Viva o Trânsito”, para incentivar normalistas e professores do Ensino Fundamental a repassar, de forma interdisciplinar em sala de aula, conteúdos sobre educação no trânsito; e o “Trânsito Responsa”, criado para alertar alunos do Ensino Médio e calouros universitários sobre a importância de contribuir para um espaço público mais harmônico.

O programa Trânsito na Escola foi lançado de forma experimental no ano passado para testar a receptividade entre os jovens e os professores. Para este ano, a ideia é ampliar os três projetos em larga escala. No “Trânsito Responsa”, foram atendidos dois mil alunos das redes pública e privada na primeira fase. A agenda de 2010 prevê um total de 24 mil alunos. No caso do “Viva o Trânsito”, já participaram 724 escolas, 824 professores e 140 normalistas. Já no projeto “No Sentido da Inclusão”, foram 191 escolas, 240 professores e 195 normalistas. A intenção, na fase atual, é chegar a 3.200 professores e 500 normalistas com ambos os projetos.
“Queremos que o aluno aprenda a viver harmonicamente na sociedade. Só assim alcançaremos o sucesso nas relações individuais. Queremos que eles despertem para a importância do trânsito como ferramenta de socialização”, aposta a coordenadora de Educação do Detran-RJ, Janete Bloise.

Projetos dentro da sala
Toda semana, o “Trânsito Responsa” desenvolve um trabalho com duração de dois ou três dias em uma escola. Agentes do Detran conduzem as ações educativas dentro da sala de aula, com o apoio de vídeos, animações, dramatizações, depoimentos, música e uma dose de gírias para passar o recado de forma clara. Depois, as mensagens de conscientização são postadas no blog www.transitoresponsa.blogspot.com, com a exibição permanente de relatos de vítimas do trânsito. Graças aos comentários postados pelos seguidores, o projeto passou por pequenas adaptações nesta edição.
“A gente está se adequando às sugestões. No próprio vídeo, fizemos algumas mudanças para torná-lo mais dinâmico e diminuir as gírias, como os alunos pediram”, explica Janete.
O blog também ajuda a dimensionar a repercussão do projeto, pois é comum solicitarem o “Trânsito Responsa” em todo o estado. Recentemente, uma aluna escreveu para pedir que fossem ministradas aulas no município de Campos dos Goytacazes. A orientação foi para que ela entrasse em contato com a Seeduc, a fim de formalizar a solicitação.
“Isso mostra o quanto o projeto é bem-vindo e aceito”, comemora Janete, antecipando que quem responder corretamente ao quiz do projeto ganha uma camiseta do Detran.
A agenda do “Trânsito Responsa” já está a pleno vapor desde o início deste mês. Em 19 de maio, acontece o lançamento oficial da programação deste ano, no Colégio Estadual Miécimo da Silva, em Campo Grande. O músico Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, e o cadeirante Fábio Fernandes serão homenageados como padrinhos do projeto. Ambos são entusiastas da educação no trânsito e contribuem para o trabalho do Detran-RJ. Fábio costuma ir às escolas com os agentes para contar a sua história pessoal, e Tico reforça a conscientização dos jovens com seu depoimento no vídeo de apresentação. O economista José Walter – que perdeu a noiva em um atropelamento – também estará presente para alertar sobre a imprudência ao volante.
“No mesmo evento, 13 professores que participaram do “Viva o Trânsito” e 22 do “No Sentido da Inclusão” receberão certificados por bom desempenho nos projetos”, acrescenta Janete.
O “Viva o Trânsito” capacita normalistas e professores do Ensino Fundamental para o papel de multiplicadores. Com esse objetivo, cada escola recebe oito kits com três livros, disponibilizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A cada mês um tema é trabalhado pelos educadores, como o cinto de segurança, pedestres, bicicletas, direção e uso do celular e cidadania, entre outros assuntos. Os normalistas acompanham o trabalho em um grupo de escolas da rede estadual e repassam ao Detran informações sobre o andamento do programa, por amostragem. As horas dedicadas ao projeto são revertidas em carga de estágio.

Voltado para a capacitação de professores de Educação Infantil, o “No Sentido da Inclusão” teve seu projeto piloto implantado no ano passado, com 1.010 estudantes de uma instituição municipal de Jacarepaguá. Os profissionais capacitados pelo Detran aprendem a desenvolver trabalhos com os alunos, tendo como material de apoio um CD de músicas sobre educação para o trânsito e dois kits com nove placas de material emborrachado. Com a criança sempre na posição de passageira e nunca de condutora, o programa trabalha, a partir de cores e da significação dos símbolos do trânsito, a importância de se construir um bom pedestre, um bom cidadão.

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