Sobre o Projeto

O Trânsito Responsa faz parte do Programa Trânsito na Escola e foi elaborado com o objetivo de levar a educação para o trânsito aos alunos do Ensino Médio e aos calouros universitários das redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro. Os jovens cidadãos precisam ficar por dentro de seus direitos e compromissos no trânsito.

Vídeos produzidos nos mais diversos ambientes do Rio, animações, depoimentos e muita música compõem o mix levado pela equipe da Coordenadoria de Educação às escolas e universidades.

A galera reconhece sua responsabilidade pela mudança de comportamento neste espaço de convivência tão democrático, que é o trânsito. Usar o cinto de segurança, atravessar na faixa de pedestres, não misturar álcool e direção nem usar celular ou fone de ouvido ao dirigir são atitudes que nunca saem de moda e que podem salvar vidas! O Trânsito Responsa propõe, ainda, reflexões sobre o papel do condutor, do pedestre e também do Detran e divulga outras ações educativas e de responsabilidade social, promovidas pelo departamento.

O projeto conta ainda com o apoio de algumas vítimas de acidentes, como Fábio Fernandes e José Walter, que, com base em suas experiências, conscientizam os jovens sobre as sérias conseqüências do desrespeito às leis de trânsito.

A banda Detonautas Roque Clube deixa seu recado no clip “O dia que não terminou”, que mostra acidentes e resgates, retratando a triste realidade do trânsito hoje. O vocalista, Tico Santa Cruz, não só participa do vídeo, como assume seu papel de educador: “O reflexo da nossa educação é o que a gente vai levar para a rua e para as nossas condutas no dia a dia”, lembra o músico que fala, também, sobre a importância da ética no trânsito.

Em 2009, o Trânsito Responsa atendeu a aproximadamente mil alunos e tem grandes planos para este ano: percorrer colégios e universidades, atingindo mais de oito mil estudantes e incentivando-os a multiplicar novas atitudes no trânsito.